África do Sul: Pilanesberg National Park

Pilanesberg National Park

Após um “longo inverno” (em boa medida por conta de uma viagem que em breve estará por aqui), está mais do que na hora de prosseguir com os relatos sobre a África do Sul!

Acredito que boa parte dos viajantes que pretendem ir à Africa do Sul tem também, em alguma medida, a ideia de ver os famosos animais africanos, especialmente os Big Five, os cinco animais mais difíceis de serem caçados pelo homem: leões, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes.

Neste quesito, talvez a melhor opção na África do Sul seja o Kruger National Park, maior reserva do país, junto à fronteira com Moçambique. Entretanto o Kruger Park fica distante das principais cidades sul-africanas e visitá-lo pode demandar tempo e dinheiro do qual nem todos dispõem e, além disso, acho que muitas pessoas se contentariam em apenas “sentir o gostinho” de um safari.

Para todos estes casos, o Parque Nacional de Pilanesberg é uma ótima alternativa!

Localizado a menos de 3h de carro a partir de Joanesburgo e relativamente pequeno, o parque é ideal para um “bate e volta” e uma ótima oportunidade para conhecer e sentir a natureza sul-africana sem se afastar da maior cidade do país. Além das inúmeras empresas particulares que organizam passeios para todos os gostos (e bolsos) e que podem ser encontradas e contratadas através da Internet e em quase todos os hotéis de Joanesburgo, o tour também pode ser feito em carro particular e é comum na região contratar os serviços de um carro com motorista, além de normalmente sair mais barato.

Uma vez dentro do parque, seguimos através das rotas previamente delimitadas e começamos a “caçar” (apenas com binóculos e câmeras, claro) os animais. Costumam dizer por lá que muitas vezes ver este ou aquele animal é questão de sorte – mas é claro que um guia experiente pode ajudar bastante.

A área do Parque Nacional de Pilanesberg possui várias opções de hospedagem, onde é possível encontrar também restaurantes e desfrutar de boas refeições sem sair do parque. Além disso o Sun City Resort fica localizado às margens do parque e oferece grande variedade de opções de lazer como cassino, campo de golfe, restaurantes, bares e hotéis, incluindo o famoso “seis estrelas” The Palace.

A seguir algumas das fotos que tirei em Pilanesberg:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pilanesberg National Park

www.pilanesbergnationalpark.org (site não oficial, em inglês, com informações úteis)

5 Respostas para “África do Sul: Pilanesberg National Park

  1. Pingback: África do Sul: Trabalho voluntário – Lion Park | O Viajante Volta Já·

Deixe um comentário: